Frio

Leio no jornal que pessoas estão morrendo com o frio. Como deve ser triste e solitário morrer de frio. Não o frio que nos corrói a alma e vai nos matando lentamente, mas o frio que paralisa as funções vitais e vai  reduzindo o ritmo do coração, como me explicou um artigo de uma revista qualquer. Como devo me portar eu pessoa que reclamo que estou sem roupas novas. Que reclamo para tomar banho quente pela manhã. Que reclamo que o aquecedor quebrou. Eu pessoa que tenho o coração gelado pelas vicissitudes do mundo abro minha boca para soltar um suspiro profundo de pesar pelas pessoas que morrem de frio , mas não faço nada. Eu pessoa que não noto os meus defeitos, estou sempre pronta para recriminar um comentário de alguém que faz um queixume qualquer, professando pense nas pessoas que estão morrendo de frio, eu não faço nada. Eu pessoa, humana, egoísta, insensível. Eu não faço nada. Pessoas desde sempre morreram de frio e eu nunca fiz nada. Isto me remete a um diálogo muitos anos atrás, travado ao redor de um fumegante fogão a lenha:
– Mãe, a senhora “viu” aquele homem que morreu de frio a madrugada passada?
-Sim, por isso é importante rezar todos os dias.
-Porque?
– Para Deus nos proteger, nos cuidar, sempre nos dar uma casa, comida, roupas quentinhas, uma família.
-Mas porque Deus não deu isto tudo ao homem que morreu de frio?
-Talvez por que ele não rezasse.
-Mas Deus não ama a todos incon…mãe, mãe? 

Mas ela já havia findado o colóquio colocando mais uma tora no fogão e reavivando o fogo para aquecer a casa.

Imagem

 

Foto: Google

Publicado originalmente em Salsa parrilha em 07/07/2011

Deixe um comentário

