Tempo de Voltar

DE VOLTA PRA CASA

O primeiro conselho para o resto de nossas vidas:

Hoje , depois de uma longa jornada, sem alento, sem destino, bateu-me saudade quando menino, deu-me vontade de voltar, um pouco tarde, talvez, notei, que o caminho de volta não traz nenhuma novidade, só traz dor, só traz saudade.
Respirei
Desejei-me sorte
Encorajei-me:
Serei forte
Voltei.
Era manhãzita como diz o povo lá do sul, ao longe vi meu pai em meio a plantação, sorriu-me tirando o chapéu em um cumprimento tão exagerado, achei engraçado, bobo meu pai, fazia-me rir em guri, seu olho tão azul, verde ficava, se o tempo para chuva virava, meu pai sorria, enquanto sumia, dissipando-se na cerração.
Continuei.
Minha casa, a estância. Ouço nossos gritos ecoando pelos corredores, pelos salões, o quarto de costura. Corríamos felizes com nossas brincadeiras por toda ela, havia no entanto a sala de leitura, que eu mantinha certa distância por conta de um segredo . Ao topo da lareira, em um retrato austero, meu avô fitava-me severo e posso jurar que em um dado momento, deu-me ele uma piscadela. Não riam-se agora, à época eu realmente tive medo.
Parei.
Os gritos vão se esvaindo, vejo um vulto devagarinho subindo, a grande escadaria que dá para nossos antigos aposentos. Escondo-me atrás da cortina a tempo de ver uma menina com olhinhos transbordando sentimentos. Quem é ela? Parece-me familiar. Entra no quarto que era meu e do irmão como nos a procurar. Reconheço-a enfim. É ela, minha mãe. Mas é menina. Como pode? Entendi. Também ela precisou voltar.
Chorei.
Já se dizia, nos livros poéticos ,lá na Sagrada Escritura, que para tudo na vida há um tempo.
Tempo para amar, tempo para odiar.
E não importa qual seja o seu momento
quando a vida mostrar-se demasiado dura
Seja forte
Respire e simplesmente
Volte.

(As vezes faz-se necessário para poder continuar).

Deixe um comentário

